Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Resultados comerciais do 1º semestre de 2022: Tecnologias E-Tech e estratégia orientada para o valor

12/07/2022

Num ambiente em rápida evolução, a Renault mostra resultados consistentes com as prioridades do Renaulution e continua a progredir no crescente mercado electrificado* e nos segmentos de maior valor.

  • Na primeira metade de 2022, as gamas EV e Híbridos representam 36 % das vendas de automóveis de passageiros Renault, na Europa.
  • O Megane E-Tech Elétrico está a revelar-se um verdadeiro sucesso entre os clientes, com 20.000 encomendas desde o lançamento.
  • Na primeira metade de 2022, o mix do retalho subiu +13 pontos (vs a 1ª metade de 2021), para atingir 53%.
  • As vendas no Segmento C estão a crescer 12% (vs a 1ª metade de 2021).
  • Na Europa, a Renault concretiza 1 em cada 3 vendas nos modelos E-Tech, 1 em cada 2 vendas no canal retalhista, 1 em cada 3 vendas nos produtos do segmento C.

* Inclui EV, Híbridos (HEV) e Plug-In Híbridos (PHEV), exclui Mild-Híbridos (MHEV)

Sustentabilidade: num contexto de preços de energia em alta e desafios ambientais, a Renault reforça a posição de liderança nos mercados eletrificados, da Europa, através de uma linha de produtos atrativa e de escolhas tecnológicas relevantes para o cliente. De acordo com as suas ambições de alcançar o mix mais verde, no mercado europeu, até 2025, com mais de 65% de veículos elétricos e eletrificados no mix de vendas, a Renault está a fazer grandes progressos no mercado eletrificado. A gama E-Tech (EV e Híbrida) representa 36% das vendas de automóveis de passageiros Renault, na Europa, na primeira metade de 2022, em comparação com 26%, no H1-2021; quando a média do mercado ainda é inferior a 30%.

No contexto do aumento dos preços dos combustíveis e da escassez de componentes, a Renault está a orientar a sua oferta para os veículos que melhor respondem às necessidades dos clientes: cinco modelos EV com elevada autonomia (ZOE, Twingo E-Tech Elétrico, Megane E-Tech Elétrico, Kangoo Van E-Tech Elétrico, Master Van E-Tech Elétrico) e quatro modelos híbridos (HEV) de baixo consumo (Clio, Captur, Arkana e o novo Austral, com a melhor economia de combustível do segmento, abaixo dos 4,5 litros aos 100 km, a partir de um novo grupo motopropulsor híbrido E-Tech com 200 cv (números finais ainda em homologação).

O novo Megane E-Tech Elétrico completa a oferta EV e demonstra um forte arranque comercial. Os primeiros Renault Megane E-Tech Elétricos foram entregues aos clientes, em França, em maio de 2022. O lançamento comercial está em curso em toda a Europa. As encomendas atingiram mais de 20.000 unidades, com a maioria das vendas centradas nas versões de alta gama, com 450 km de autonomia e com Open RLink ligado à Google®.

A tecnologia híbrida (HEV) está em plena expansão, com 59.000 unidades, +87% em relação à primeira metade de 2021. Esta tecnologia é implementada, com sucesso, nos modelos principais da Renault, com uma proporção de vendas de 22% no Clio, 25% no Captur, 59% no Arkana, esperando-se que seja a versão principal do novo Austral.

Negócios de elevado valor acrescentado: a Renault beneficia da sua política comercial, com um aumento significativo do desempenho nos canais de retalho e nos modelos do segmento C.

No primeiro semestre de 2022, o mix de retalho aumentou 13 pontos (face ao primeiro semestre de 2021), para atingir 53% (no âmbito dos países G5). A quota do mercado retalhista também melhorou para 6,7% (+0,8pt relativamente à primeira metade de 2021), com um crescimento do volume de +5%, num mercado retalhista a cair -8%.

A reconquista do segmento C decorre com sucesso: as vendas da Renault estão a crescer 12%, com mais de 95.000 registos, ganhando quota de mercado. O sucesso de Renault Arkana continua, com mais de 40.000 vendas já na primeira metade de 2022. As versões E-Tech (HEV) são as mais procuradas (59% entre todas).

Para reforçar a posição no grande e crescente mercado C-SUV, a Renault abriu pré-encomendas para o novo Austral. O lançamento comercial está previsto para o segundo semestre de 2022, na Europa.

As vendas mundiais atingiram 716.720 unidades (-16,5% vs. 1º semestre de 2021) e uma quota de mercado de 4,0% (-0,5pt vs. 1º semestre de 2021, TIV e vendas excluindo China, América do Norte e Rússia). Na Europa, a Renault atingiu uma quota de mercado de 6,4% (-0,6pt face ao 1º semestre de 2021), com 414.515 unidades.

Fora da Europa, a Renault afirma a sua posição em mercados chave.

No primeiro semestre de 2022, as vendas fora da Europa representaram 42.2% (excluindo a Rússia).

Na Turquia, que se está a tornar o terceiro mercado da Renault, as vendas aumentaram +20% em relação ao primeiro semestre de 2021, enquanto a quota de mercado aumentou +3,4pt durante o mesmo período, devido ao sucesso do Clio. A Renault é a marca líder no mercado turco de viaturas de passageiros.

A ofensiva “verde” expande-se por todo o mundo: na América Latina, a Renault lançou, com sucesso, as pré-encomendas do Kwid E-Tech. As primeiras entregas estão previstas para os primeiros dias de setembro.

O Chefe de Operações da marca Renault, Vice-Presidente Sénior Fabrice Cambolive, conclui:

"Os mercados eletrificados estão em expansão na Europa e a Renault está bem posicionada para servir os clientes com produtos que se enquadram nas suas necessidades. A nossa gama E-Tech, baseada nos nossos produtos HEV eléctricos e híbridos, vai ao encontro das aspirações dos clientes em conduzir veículos que ofereçam baixos custos de funcionamento e mobilidade sustentável. No segundo semestre do ano, vamos acelerar a eletrificação da gama, com os lançamentos do novo Megane E-Tech Elétrico, do Kangoo E-Tech Elétrico e do novo Austral".

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