Renault vai abrir um espaço patrimonial em Flins em 2027
02/09/2025
A Renault vai abrir, a partir de 2027, um espaço inédito em Flins, na região parisiense, que reunirá a sua coleção de veículos históricos, obras de arte e documentos de arquivo. O projeto permitirá ao público explorar 125 anos de história da marca, através de visitas, exposições temáticas e experiências imersivas, destacando o impacto da Renault na inovação automóvel e na memória coletiva.
Um edifício emblemático
Projetado pelo arquiteto Jacob Celnikier, o novo centro contará com zonas de trabalho, consulta e armazenamento, um “muro automóvel” com centenas de modelos visíveis do exterior, um salão de eventos de 2.800 m² e um atelier de restauro. Localizado a 40 km de Paris, em Flins – local emblemático para a Renault desde 1952 e atualmente sede da Refactory, polo de economia circular – o espaço promete ser um marco cultural e industrial.
Património vivo
A coleção inclui milhares de documentos, objetos e obras de arte, bem como centenas de veículos históricos, desde o Type A de 1898 até Fórmulas 1 e concept cars, muitos deles ainda operacionais. Em paralelo, a Renault continuará a apoiar a criação artística através da Art Factory, dedicada à arte urbana, cujas obras também serão exibidas neste novo espaço.
Celebrar o passado, inspirar o futuro
Com esta iniciativa, a Renault abre amplamente as portas do seu património industrial e cultural, celebrando mais de um século de inovação automóvel, design e paixão, e proporcionando uma experiência única e envolvente para visitantes de todas as idades.