Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Renault Mégane TCe: A tecnologia ao serviço dos motores a gasolina

04/02/2019

Quatro gerações depois, o Renault Mégane permanece como uma das incontornáveis referências do competitivo segmento C. Uma história de sucesso com quase um quarto de século (o modelo foi apresentado em meados de 1995), nomeadamente em Portugal. Afinal, foi seis vezes o automóvel mais vendido no país e, nos últimos 16 anos, só uma única vez é que não esteve no Top5 das vendas. Ou seja, o automóvel de eleição de milhares de famílias, mas não só… Exemplo disso, a grande minoria que tem o privilégio de viver as emoções do Mégane R.S.. Para além das caraterísticas intrínsecas das diferentes versões – design, qualidade, habitabilidade, conforto, tecnologia, economia, dinâmica – também a versatilidade da gama justifica a enorme popularidade do Mégane.

Motor desenvolvido em parceria com a Daimler

Mas também para o Mégane o ano de 2019 é marcado pelo lançamento de uma nova geração de motores. Por agora, o destaque é para o novíssimo bloco 1.3 TCe, desenvolvido em parceria com a Daimler. Um motor a gasolina recheado de tecnologia, já testado sob as diretrizes do protocolo WLTP e compatível com a norma ambiental EURO 6D-TEMP, que entrará em vigor apenas em setembro deste ano. 

Três inéditas propostas a gasolina de injeção direta – TCe 115 FAP, TCe 140 FAP e TCe 160 FAP – que têm em comum as tecnologias. O “Bore Spray Coating” é um dos exemplos, uma tecnologia de revestimento dos cilindros usada no motor do Nissan GT-R, que melhora a eficiência, através da redução do atrito e otimização da transferência de calor.

Igualmente importante para a melhoria das prestações, aumento do prazer de condução, bem como redução do consumo de combustível e de emissões de CO2, revela-se o aumento da pressão de injeção direta de combustível, em 250 bar, tal como o desenho específico da câmara de combustão, que otimiza a mistura de combustível/ar.

Além disso, a tecnologia “Dual Variable Timing Camshaft” controla as válvulas de admissão e de escape de acordo com a carga do motor. O resultado expressa-se num maior binário a baixas rotações e num binário mais linear em rotações mais elevadas, com vantagens significativas em termos de conforto de condução, dada a otimização da resposta nos regimes de rotação intermédios.

Destaque, ainda, para o facto de todas as variantes do motor integrarem um filtro de partículas (FAP), com o objetivo de reduzir as emissões.

Motor TCe 115 FAP

O TCe 115 FAP é a versão de entrada de gama. Com 115 cavalos de potência, às 4.500 rpm, e um binário de 220 Nm às 1.500 rpm, é uma proposta com uma excelente relação prestações/consumos/preço. Associado a uma caixa manual de seis velocidades está disponível associado ao nível de equipamento Limited e permite atingir os 192 km/h de velocidade máxima (modelo Sport Tourer).

Motor TCe 140 FAP e TCe 140 FAP EDC7

Com uma potência de 140 CV, às 5.000 rpm, e um binário de 240 Nm às 1600 rpm, o motor a gasolina TCe 140 FAP surpreende pelo conforto e prazer de condução. A sua reatividade rivaliza com os melhores diesel, evidenciando a excelência do chassis do Renault Mégane. Um motor que pode ser associado uma caixa manual de seis velocidade ou à suave e rápida caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades e que permite atingir os 205 km/h de velocidade máxima. Em função dos níveis de equipamento, da carroçaria (Berlina, Sport Tourer ou Grand Coupé) e da caixa de velocidades (manual ou EDC), os consumos oscilam entre os 6,1 e os 6,6 litros em ciclo completo WLTP.

Motor TCe 160 FAP e TCe 160 FAP EDC7

Também a versão mais potente do novo propulsor T(urbo) C(ontrol) E(fficiency) de 1.3 litros está disponível com duas versões: TCe 160 FAP associado a uma caixa de velocidades manual e TCe 160 FAP EDC7 acoplado à suave e rápida caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades. A potência de 160 CV, às 5.500 rpm, e o binário de 260 Nm às 1.750 rpm, são entregues de forma suave e sem vibrações, permitindo usufruir de uma condução despreocupada, mas igualmente desportiva se for essa a necessidade ou o estado de espírito. Um motor que alia elevado desempenho e prazer de condução e que é capaz de levar o Mégane a atingir os 212 km/h de velocidade máxima. Em ciclo completo WLTP, e dependendo da versão, carroçaria e tipo de caixa de velocidade os consumos anunciados variam entre os 6,3 e os 6,6 l/100 km.

Motores que confirmam a excelência do chassis

Três segmentos de potência com base no mesmo bloco, mas que, independentemente da versão, têm em comum os consumos reduzidos, mas também o conforto e o prazer de condução, por força de um chassis irrepreensível, desenvolvido para oferecer um extraordinário comportamento em estrada. Para além da excelente insonorização, referência, ainda, para a precisão e reatividade da direção, bem como para os eficazes travões.

Design sedutor

Independentemente da carroçaria (berlina, Grand Coupé ou Sport Tourer), o Renault Mégane sobressai pelas linhas modernas, robustas e, ao mesmo tempo, distintas. Um automóvel que não deixa ninguém indiferente e que seduz ao primeiro olhar. Uma imagem igualmente distinta e diferenciadora, fruto de diversos pormenores, como a já famosa assinatura luminosa LED da dianteira e da traseira.

Habitáculo impressiona pela qualidade e lista de equipamentos

Uma vez no habitáculo do Renault Mégane, a qualidade dos materiais dos acabamentos é imediatamente percecionada. A habitabilidade é referência no segmento, os espaços para arrumação abundam e o conforto está presente em diversos pormenores. Aliás, há versões que até disponibilizam bancos com função de massagem. Mas se o espírito for mais desportivo, o nível de equipamento GT Line (disponível nas carroçarias Berlina e Sport Tourer) é a opção natural, onde não faltam, de série, uns bancos tipo “bacqet” com apoios de cabeça integrados, que ajudam a desafiar as leis da física. Uma versão com assinatura Renault Sport, com volante desportivo, detalhes cromados, pedais em alumínio e um moderno painel de instrumentos personalizável, que também equipa as restantes versões.

Equipamentos tecnológicos exclusivos

Mas falar do Renault Mégane é também falar de tecnologia… Na consola central pode receber um ecrã vertical de 8,7 polegadas. Com comando táctil ou por voz, permite o acesso ao R-LINK 2. Um equipamento referência no segmento, que concentra as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio, mas também a inovadora tecnologia MULTI-SENSE.

Preços a partir dos 24.255€

O Renault Mégane equipado com o novo motor 1.3 TCe já está disponível a partir de 24.255€ (versão berlina), 24.275€ (Grand Coupé) e 25.170€ (Sport Tourer).

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