Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

O Grupo Renault, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive unem esforços para desenvolver e fabricar um motor elétrico de nova geração para automóvel

10/02/2022

O Renault Group, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive anunciam a assinatura de um memorando de entendimento para a formação de uma parceria estratégica para a conceção, codesenvolvimento e fabrico em França de um motor eléctrico automóvel de nova geração, eliminando a utilização de terras raras.

 

Os três parceiros combinarão os seus conhecimentos e reconhecida experiência para conceberem um sistema único de propulsão elétrica sem paralelo a nível mundial, oferecendo maior potência com menos energia e sem a utilização de terras raras.

 

No âmbito desta parceria, cada um dos três parceiros contribuirá para o desenvolvimento e produção das duas partes-chave do motor elétrico: o rotor e o estator.

 

A Renault desenvolverá e produzirá a tecnologia de rotor EESM (motor síncrono excitado eletricamente), concebido sem a utilização de terras raras, este assegura um melhor desempenho energético. Para além do fornecimento de componentes baseados nos melhores conhecimentos especializados de cada empresa, a arquitetura geral do motor tudo-em-um para o Grupo Renault será também concebida pela Renault.

 

A Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive desenvolverão e produzirão o estator, que se baseia na experiência tecnológica da Valeo na montagem de fios de cobre. Graças à experiência única neste campo, que lhe permite utilizar uma maior densidade de cobre no estator, a Valeo é capaz de gerar maior potência sem ter de utilizar mais energia elétrica.

 

O Renault Group, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive serão os primeiros a produzir em massa, a começar já em 2027, um motor elétrico de 200kW que não utiliza terras raras. A produção do motor para as necessidades do fabricante automóvel será baseada na fábrica Cléon do Grupo Renault na Normandia, em França.

 

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, comentou: "Estamos muito satisfeitos por ser parceiros da Valeo, cujo know-how é reconhecido em todo o mundo. Juntos, vamos conceber e desenvolver uma nova geração de motores elétricos de alta tecnologia, produzidos na nossa fábrica de Cléon. Esta parceria é mais uma demonstração da nossa capacidade de estar na vanguarda da revolução elétrica que está a ter lugar na indústria automóvel e de ancorar a nova cadeia de valor automóvel em França".

Christophe Périllat, CEO da Valeo, comentou: "Esta parceria estratégica resultará num importante passo em frente para a mobilidade elétrica. Juntamente com o Grupo Renault, estamos a criar um motor elétrico de nova geração para automóvel que elimina a utilização de terras raras. Este novo motor irá satisfazer os mais rigorosos requisitos ambientais e os mais elevados padrões de desempenho".

 

Como pioneiros da eletrificação automóvel, o Grupo Renault, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive estão a virar uma nova página na tecnologia para a mobilidade elétrica.

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial