Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

NOVO RENAULT CLIO: UMA REVOLUÇÃO NO INTERIOR

28/01/2019

Renovação de um ícone, perpetuação da saga

Depois de 15 milhões de unidades vendidas, a Renault apresenta o Novo Clio, a quinta geração do ícone. Desde o lançamento em 1990, o Clio tornou-se o best-seller do Grupo Renault a nível mundial e, desde 2013, é o líder no segmento B na Europa. Entre 2012 e 2018, as vendas cresceram todos os anos, o que representa um desempenho comercial absolutamente excecional!

Mais moderno e mais atlético, o Novo Clio apoia-se no ADN que faz a sua história de sucesso há quase 30 anos e capitaliza, sobre as mais-valias de cada uma das anteriores quatro gerações, um novo capítulo desta saga: 

  • Do primeiro Clio, recupera o «grandes para quê?» e tal como a primeira geração, o Novo Clio utiliza tecnologias habitualmente apenas disponíveis em modelos dos segmentos superiores.
  • Do Clio II recupera os elevados padrões de habitabilidade e de conforto.
  • Tal como o Clio III, o Novo Clio muda o paradigma ao nível da perceção de qualidade.
  • Do Clio IV herda um design forte que inspirou toda a gama da Renault e que se tornou uma verdadeira imagem de marca.

Concebido sobre os princípios de «Evolução & Revolução», o Novo Clio muda o paradigma: o design exterior evolui para uma maior maturidade, enquanto o design interior foi completamente repensado. Com linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, o Novo Clio ganha em dinamismo e modernidade, permanecendo reconhecível ao primeiro olhar, mesmo se 100% das peças são novas. No interior, a revolução é flagrante. O habitáculo foi completamente revisto e inspira-se nos modelos dos segmentos superiores. Para além da qualidade percecionada, destaque para as tecnologias disponibilizadas.

Novo Renault CLIO: uma revolução no interior

Introdução

Será preciso apenas um instante para o perceber. A perceção de qualidade e a ergonomia do posto de condução foram eleitas como as grandes prioridades para as equipas de design interior do Novo Clio. Materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central, mas também novos acabamentos para os elementos interiores: o habitáculo entra numa nova dimensão no que à qualidade diz respeito O novo «Smart Cockpit» do Novo Clio é mais compacto para preservar o espaço no habitáculo e para integrar mais tecnologias a bordo. O seu desenho acentua a impressão de largura. Equipado com os ecrãs de maiores dimensões da categoria, o Novo Clio tem uma ergonomia moderna e proporciona uma experiência de condução mais imersiva. E, claro, o Novo Clio democratiza inovações únicas no segmento, como o travão de estacionamento automático.

Ecrã Multimédia

O ecrã multimédia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que o de 7 polegadas) é um elemento-chave do «Smart Cockpit» e o maior de toda a gama da Renault. Este tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere uma grande modernidade ao habitáculo e melhora a leitura do ecrã. O novo sistema conectado EASY LINK dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e «info entretenimento», mas também da tecnologia MULTI-SENSE.

Painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, o Novo Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS. Com os dois ecrãs de 9,3 e de 10 polegadas, o Novo Clio dispõe dos maiores ecrãs da categoria.

Painel de bordo

O painel de bordo do Novo Clio foi completamente revisto, nomeadamente, ao nível da qualidade. O painel é composto por três partes: uma cobertura com revestimento macio, uma zona central revestida e personalizável e uma zona inferior dedicada a elementos funcionais, tais como o porta-luvas. O desenho em forma de vaga aumenta a perceção de largura do habitáculo. Uma sensação que é reforçada pelo design horizontal dos arejadores centrais e laterais. De forma a maximizar a ergonomia, as teclas tipo «piano» e os comandos da climatização estão colocados imediatamente por debaixo do ecrã central.

Volante

O volante é mais elegante e também mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente. As menores dimensões permitem incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor. Este volante dispõe de novos comandos, mais completos e retro-iluminados. Os acabamentos em cromado acetinado contribuem para aumentar a perceção de qualidade do habitáculo.

Consola central

A consola central é, também, um elemento-chave do «Smart Cockpit» do Novo Clio. Para melhorar a ergonomia do posto de condução, a consola foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta. A consola é revestida, podendo ser personalizada em função do ambiente interior e até receber uma animação luminosa no contorno exterior. Na parte debaixo, as funcionais áreas de arrumação foram pensadas para facilitar a utilização por parte dos passageiros, de que é exemplo a recarga do telefone por indução.

Bancos

Os bancos do Novo Clio são recuperados de modelos dos segmentos superiores e oferecem uma melhor posição de condução, graças ao maior comprimento do assento e a uma forma mais envolvente. A armação oca melhora de forma considerável o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros e os apoios de cabeça em forma de vírgula melhoram a visibilidade para a traseira. À semelhança do painel de bordo, a escolha dos materiais para os bancos teve em linha de conta uma melhor perceção da qualidade do habitáculo.

Painéis de portas

Também neste domínio, o Novo Clio propõe materiais macios, únicos na categoria. Os painéis de portas possuem grandes medalhões revestidos que, tal como os apoios de braços, são específicos em função dos diferentes ambientes disponíveis.

Personalização

Com os “packs” de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível desenhar um Novo Clio à medida de cada um. São oito os ambientes interiores disponíveis, que podem ser completados com uma inovadora oferta de personalização, que dá cor à linha dos arejadores, ao longo do painel de bordo. A iluminação ambiente dispõe de uma palete de oito cores.

Já nos segue nas redes sociais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial