Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

NOVO RENAULT CLIO: O VERSÁTIL UTILITÁRIO QUE DITA AS TENDÊNCIAS ESTABELECE UM NOVO ESTILO

17/04/2023

  • O Renault Clio tem sido um sucesso, ininterrupto, desde o seu lançamento, em 1990 – e, até agora, já foram vendidas 16 milhões de unidades em todo o mundo! Foi nomeado o automóvel favorito em França, tornou-se um best-seller internacional e ganhou dois prémios de Carro do Ano na Europa.
  • Há cinco gerações que é um dos automóveis de cariz urbano mais emblemáticos do mercado. E agora reinventou-se, tornando-se a ilustração perfeita da Nouvelle Vague da Renault. O seu novo estilo é ainda mais atrativo e elegante e o interior requintado e distinto inaugura um novo ciclo, com a primeira apresentação da nova linguagem de design da marca. A nova dianteira transmite vigor, a assinatura de luz foi completamente renovada e adota a identidade da marca. As novas linhas esguias, precisas e eficientes dão a este Novo Clio um carácter mais marcante e fazem dele um símbolo de estatuto vibrante e com um toque ainda mais emocional.
  • O Novo Clio também atualizou a tecnologia, incluindo, por exemplo, um painel de instrumentos digital em todos os níveis de equipamento. Vem com uma escolha mais ampla de grupos propulsores do que qualquer outro automóvel do seu segmento, para que todos os clientes possam escolher a configuração que melhor corresponda às suas necessidades. O destaque é o E-Tech Full Hybrid de 145 cv, que combina o prazer de condução com a economia.
  • O novo Clio será comercializado com uma alargada gama de níveis de equipamento, incluindo o novo Esprit Alpine. A imagem desportiva, técnica e elegante deste último acrescenta intensidade a um automóvel que incorpora tudo o que o Renaulution preconiza.

O sucesso do Clio nunca diminuiu. É o automóvel mais vendido de sempre em França – e já conta com 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Agora o Novo Clio está a dar o próximo passo, com o seu estilo inovador e uma dianteira ainda mais afilada. O motor E-Tech Full Hybrid é um verdadeiro prazer de conduzir e muito económico: oferece 145 cv e emite 93 gramas de CO2 por km. Esta tecnologia eficiente irá apoiar a transição energética dos nossos clientes em muitos países. Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault

O Clio cativou-nos em cada nova geração: sempre atendeu aos desejos e necessidades, acompanhou as tendências e nunca deixou de se mostrar atual. Era importante para nós sermos fiéis aos valores que este ícone representa. Por isso, incluímo-los a todos e traduzimo-los para expressar, não apenas as tendências atuais, mas também o novo design da Renault centrado nas pessoas e na tecnologia. O novo Clio combina, com sucesso, formas generosas e volumes cinzelados, com linhas muito técnicas, estruturadas, precisas e eficientes. Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault

UM ESTILO NOVO, MAIS MODERNO E MAIS ASSERTIVO

O novo Clio foi concebido para espelhar o novo design da Renault, mais centrado no ser humano e na tecnologia. O novo logotipo da Renault, no centro de uma dianteira completamente redesenhada, acrescenta expressão. Esta renovação está de acordo com o objetivo da marca de construir automóveis mais modernos, mais distintos e mais sustentáveis para a vida e para serem vividos de acordo com os seus valores consagrados no tempo. A nova assinatura luminosa - que chegará todos os automóveis Renault no futuro – associa-se a este novo estilo e transmite duas das suas características distintivas: precisão e tecnicidade. O universo interior também foi reinventado: os novos estofos e os novos materiais de origem biológica tornam-no um automóvel atual e melhoram, significativamente, a sua qualidade percebida e a experiência a bordo. O nível Esprit Alpine é, ao mesmo tempo, desportivo e elegante, por dentro e por fora, e é a versão que melhor afirma a renovada era do Novo Clio.

NOVO DESIGN EXTERIOR: MAIS ASSERTIVO

  • Uma dianteira que se assume como um símbolo de estatuto

A dianteira do Clio foi completamente redesenhada: o seu contorno esculpido, esguio e cheio de estilo acrescenta uma vibração e uma energia que transmitem uma ideia de modernidade. A grelha ampliada e axadrezada acrescenta força e um toque desportivo. A escala de cores - mais escura perto do logótipo e mais clara em direção às molduras - dá-lhe profundidade e um aspeto mais técnico. Este universo de efeitos reformulou, radicalmente, o desenho do Novo Clio, acrescentando poder de atração.

  • Um logo distinto

O logótipo Nouvel'R cromado e escovado na frente honra a herança da marca. A sua geometria é simples, mas com sentido, e, como resultado, intemporal. A simbiose entre os dois diamantes e o efeito ótico que os entrelaça, acrescenta um sentido de complementaridade e de movimento contínuo. Este logótipo transmite a identidade do Novo Clio de forma mais categórica do que nunca.

  • Uma lâmina aerodinâmica esculpida

Os níveis Techno e Esprit Alpine vêm com um defletor, por baixo da grelha, inspirado no universo dos desportos motorizados. As formas esculpidas e os sulcos vincados realçam e revigoram o rosto do automóvel. A lâmina é da mesma cor da carroçaria no nível Techno e, em Cinza Xisto Matte, na versão Esprit Alpine.

  • A nova assinatura luminosa dá origem a uma identidade visual inovadora

O novo Clio é o primeiro automóvel da Nouvelle Vague da Renault a apresentar uma inovadora assinatura luminosa dianteira. É inspirada no logótipo: as luzes LED diurnas, em cada lado, por exemplo, formam cada uma delas uma metade de um losango erguido, sublinhando a imagem pulsante e cintilante da dianteira e tornando o desenho da gama mais consistente com a imagem da marca.

Os esguios faróis integralmente em LED, incluídos em todos os níveis de equipamento, fazem alusão à precisão e ao conhecimento técnico e reforçam a imagem elegante do automóvel. São mais compactos e combinam até cinco feixes de alta tecnologia (três no passado) que adaptam, automaticamente, a distribuição da luz entre máximos e médios.

  • Uma traseira mais viva

O pára-choques traseiro também foi alvo de uma remodelação: as saídas aerodinâmicas ampliam visualmente a traseira, acrescentam aderência ao solo e reforçam os atributos técnicos do automóvel. O bordo inferior é Preto Mate nos dois primeiros níveis de equipamento, Preto Brilhante na versão Techno e Cinzento Schiste Mate na versão Esprit Alpine. A gama inclui uma escolha de seis difusores (com ou sem saída de escape nas versões híbridas e de acordo com os níveis de equipamento).

As modernizadas luzes traseiras incluem, agora, coberturas cristalinas que proporcionam um vislumbre do interior - mais uma vez acrescentando um toque técnico e moderno. As molduras exteriores brilhantes das luzes traseiras espelham o padrão de iluminação da dianteira.

  • Cores elegantes e jantes exclusivas

O novo Clio está disponível em sete elegantes cores de carroçaria: Branco Glaciar, Preto Estrela, Cinzento Schiste, Azul Iron, Vermelho Flamme, Laranja Valência e Cinzento Rafale, um novo revestimento de tripla camada que parece sólido à distância e pérola ao perto.

Realçando a inequívoca elegância do automóvel, as jantes exclusivas têm até 17 polegadas de diâmetro. Há seis opções no total, incluindo quatro jantes de liga leve em alumínio disponíveis com os diferentes níveis de equipamento. O nível Techno, por exemplo, vem com jantes de 16” em alumínio preto diamantado. Todas incluem no centro o novo logótipo Renault em alumínio escovado. As outras versões têm molduras de espelhos em Preto Estrela e os níveis Techno e Esprit Alpine apresentam antenas do tipo barbatana de tubarão.

  • As mesmas dimensões

Apesar de todas as alterações efetuadas, o Novo Clio tem praticamente o mesmo tamanho que a versão anterior: 4,053 mm de comprimento, 1,988 mm de largura e 1,439 mm de altura.

UM INTERIOR ELEGANTE E SUSTENTÁVEL

A experiência a bordo do Novo Clio é agora ainda melhor: o habitáculo é mais acolhedor e mais confortável. Assim que se abre a porta, sobressaem os materiais nobres e, ao mesmo tempo, mais sustentáveis e sente-se o salto qualitativo. A habitabilidade e a ergonomia continuam a ser os principais pontos fortes do Novo Clio, tratando todos os passageiros a bordo com um conforto incomparável. Toda a tecnologia está lá para melhorar a experiência do utilizador e combina-se num universo de serviços e aplicações conectadas que ajudam o condutor e os passageiros a relaxar e a desfrutar da viagem.

  • Tecidos mais responsáveis

Os novos bancos, os painéis das portas e o tablier do Clio Techno são revestidos num tecido sustentável especialmente desenvolvido que compreende até 60% de fibras modais da marca TENCEL, uma fibra celulósica de base biológica fabricada pelo Grupo Lenzing. Contribuindo para a estratégia de descarbonização da marca Renault, o Novo Clio não é apenas o primeiro automóvel que apresenta fibras TENCEL Modal. É também a primeira vez que estas fibras sustentáveis são utilizadas extensivamente dentro de um automóvel. Famosas pela excecional suavidade, as fibras são fabricadas a partir de um recurso renovável – madeira genuína proveniente de florestas seminaturais geridas de forma sustentável na Europa. Estas florestas seminaturais absorvem grandes quantidades de CO2 e não requerem quaisquer fertilizantes químicos nem irrigação artificial. As fibras TENCEL Modal são produzidas com recurso a energia renovável e foram certificadas com o rótulo ecológico da UE, uma designação de excelência ambiental que é atribuído a produtos e serviços que cumprem elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida.

Igualmente importante, não há couro no Novo Clio: em vez disso, as superfícies são cobertas com TEP, um tecido revestido a granulado feito de fibras de origem biológica e poliéster. Uma vantagem, dado que é necessária menos água e energia para tingir TEP, do que para tingir fibras da forma convencional.

Estas duas escolhas advêm dos valores de sustentabilidade da marca.

  • Uma escolha de bancos sofisticados

Os novos bancos do Clio são sinónimo de classe e desportivismo. São envolventes, a sua espessa camada de espuma é aconchegante e os encostos de cabeça são ergonómicos, finos e elegantes. O universo - cores dos assentos e das costas, os pespontos e a decoração - é diferente em cada nível de equipamento. O Esprit Alpine vem com bancos específicos.

  • Um tablier atualizado e melhorado

O tablier do novo Clio inclui um ecrã digital sem rebordos que, de acordo com o nível de equipamento, tem dimensões compreendidas entre as 7 e as 10 polegadas na diagonal. Dependendo do país e da versão, o Novo Clio também pode vir com um rádio e R&GO, ou com o sistema multimédia Renault Easy Link. O logótipo Nouvel'R no volante acrescenta um toque de elegância ao cockpit.

O NÍVEL ESPRIT ALPINE PARA UMA ACRESCIDA INTENSIDADE

Depois do Austral - o primeiro modelo Renault a incluir uma versão Esprit Alpine na sua gama - e do Novo Espace, esta variante desportiva, técnica e elegante também está agora disponível no Novo Clio. Incorpora as características da marca Alpine e o novo estilo que a Renault adotou e eleva a intensidade do Novo Clio a novos patamares.

  • Um exterior desportivo

A grelha dianteira sublinha a inspiração desportiva do Novo Clio e o seu desenho assertivo. É estampada a quente e varia entre o escuro no centro e o cromado brilhante junto às molduras exteriores, acrescentando profundidade e dinamismo ao automóvel. Uma linha preta brilhante atravessa-a horizontalmente e alonga-se até aos faróis. O logótipo também foi reformulado e o seu acabamento exclusivo, em alumínio escovado Ice Black, acentua a “veia” técnica do automóvel. Um emblema específico do Esprit Alpine foi acrescentado à asa dianteira.

A lâmina em Cinzento Schiste Maate na dianteira conjuga a inspiração nos automóveis de competição e o universo dos desportos motorizados que este modelo simboliza. As embaladeiras laterais inferiores e o difusor do pára-choques traseiro apresentam o mesmo tom. Estes difusores aerodinâmicos no pára-choques ampliam visualmente a traseira para lhe dar um aspeto mais desportivo.

O nível Esprit Alpine também vem com jantes de 17 polegadas em alumínio que herdam o ADN da Alpine: são diamantadas, pretas com verniz cinzento fumado, em torno de centros azuis ou cinzentos (dependendo da cor da carroçaria), reforçando o aspeto dinâmico, refinado e tecnológico do automóvel. O emblema do Clio na parte de trás é num tom Preto Brilho Profundo.

  • Interior elegante

O design interior também é exclusivo deste nível de equipamento - e a sua desportividade e elegância estão numa classe à parte. Os bancos são mais envolventes para proporcionar um maior apoio lateral e um conforto acrescido. Os materiais também são específicos e os cinzentos mais claros no meio do assento e das costas dos bancos sublinham este estilo desportivo. As laterais são cobertas por um material mais espesso. Há características técnicas específicas em todos os detalhes, incluindo um padrão em forma de Y nos assentos que faz lembrar as camisolas desportivas dos atletas. O pesponto azul e a letra A alusiva à marca Alpine gravada, a quente, no dorso dos bancos, completam esta visão desportiva. Uma bandeira vermelha, azul e branca, que simboliza França, é cosida nas laterais.

Os bancos do nível Esprit Alpine também são feitos recorrendo a materiais sustentáveis, incluindo um tecido que é 65% PET (polietileno) reciclado no assento e nas costas e um tecido com revestimento granulado 13% reciclado nas laterais do banco.

Outros detalhes e melhorias completam o interior deste nível de equipamento. O volante, por exemplo, foi concebido especialmente para capturar o espírito Alpine: os pespontos duplos em vermelho, branco e azul, o material perfurado e o fundo em Preto Brilho Profundo para o logótipo Ice Black no centro, convidam a ligar o motor. O tablier também apresenta uma bandeira francesa bordada, os cintos de segurança à frente e atrás têm bordos exclusivos em azul (exceto o do lugar do meio), os pedais são em alumínio e as soleiras das portas dianteiras também são exclusivas deste nível de equipamento.

Quando alguém se senta no lugar do condutor, o ecrã Easy Link da Renault liga-se e exibe uma mensagem de boas-vindas, com uma sequência que representa as características da marca Alpine.

DIVERTIDO E INTUITIVO

O novo Clio trata todos os ocupantes com ainda maior comodidade e com tecnologias que melhoram a qualidade de vida a bordo, tanto para o condutor como para os passageiros. O sistema multimédia Renault Easy Link, combinado com as configurações MULTI-SENSE e os vinte sistemas de assistência ao condutor disponíveis, somam-se para assegurar uma experiência eminentemente intuitiva, num automóvel que foi feito para a vida e para ser vivido.

TECNOLOGIA PARA TODOS

  • Ecrãs digitais em toda a gama

Os novos serviços e a conectividade topo de gama tornam o Novo Clio ainda mais intuitivo para os utilizadores. Todos os níveis de equipamento vêm com um painel digital de 7 polegadas ou de 10 polegadas. O de 10 polegadas reproduz mapas de navegação e adapta-se ao modo de condução e às configurações do sistema MULTI-SENSE.

  • Ligação sem fios para smartphone

O novo Clio dispõe do sistema Renault Easy Link, um portal multimédia para uma gama completa de aplicações, incluindo navegação, manutenção pró-activa e infoentretenimento.

O Renault Easy Link inclui agora duas versões que se ligam sem fios via Android Auto e Apple CarPlay:

- Com um ecrã de 7 polegadas;

- Com um ecrã de 9.3 polegadas com navegação incluída (que vem de série com o nível de equipamento Esprit Alpine).

  • Sistemas de assistência à condução que os clientes realmente valorizam

O novo Clio tem 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) para uma condução mais fácil e segura do que nunca. Estão divididos em três famílias: Condução, Estacionamento e Segurança.

Os principais incluem a Active Drive Assist, a câmara de 360° e a travagem ativa de emergência com deteção de ciclistas e peões. Este conjunto abrangente de sistemas de assistência à condução coloca o Novo Clio entre os automóveis mais seguros do segmento.

A Active Drive Assist é um dos principais atributos para uma condução tranquila e com um nível de segurança de topo. Este sistema combina o cruise-control adaptativo, o Stop & Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o que equivale a uma condução autónoma de nível 2 e simplifica bastante a condução em autoestradas e no pára-arranca.

A travagem ativa de emergência, que também está disponível de série no Novo Clio, maximiza a segurança, alertando o condutor para quaisquer situações de perigo. Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente o automóvel.

O novo Clio também conta com uma série de sistemas para facilitar o estacionamento, incluindo o estacionamento autónomo (Easy Park Assist) e uma câmara de 360° que proporciona uma visão de pássaro, ao combinar a imagem de quatro câmaras para ajudar a situar e a visualizar todos os obstáculos em redor do automóvel.

UM AUTOMÓVEL PARA A VIDA PARA SER VIVIDO POR TODOS A BORDO

O ar condicionado automático, a chave/cartão mãos livres e o carregador de smartphone por indução são apenas três dos muitos elementos de conforto que tornam a condução e as viagens no Novo Clio mais versáteis e agradáveis do que nunca. Os outros incluem o banco do passageiro da frente regulável em altura e um apoio de braços central, a começar logo na versão Techno. Tudo isto enquanto oferece um generoso espaço atrás, tanto em termos de acessibilidade, como de espaço para os joelhos, bem como uma bagageira com uma capacidade de até 391 litros*, que posiciona o Novo Clio entre os melhores da sua classe.

A nova tecnologia MULTI-SENSE do Clio abre portas à exploração de um novo mundo de experiências a ajustar as configurações de iluminação do painel de instrumentos e da consola central. É de alta tecnologia, personalizável, elegante e oferece uma experiência fantástica.

* 301 litros na versão E-Tech Full Hybrid 145

A MAIS ALARGADA OFERTA DE MOTORIZAÇÕES DO SEGMENTO

O novo Clio tem uma gama de grupos propulsores que utilizam diferentes fontes de energia, incluindo o E-Tech Full Hybrid de 145 cv que se encontra na vanguarda da tecnologia. Coloca o prazer da condução elétrica nas cidades ao alcance de todos e, ao mesmo tempo, reduz os consumos de combustível e as emissões de CO2. As outras opções - gasolina, gasóleo e gasolina/GPL - cobrem uma variedade de potências e somam-se a uma escolha muito abrangente em toda a gama. Por outras palavras, cada utilizador poderá escolher sempre a configuração que melhor se adapta aos seus hábitos e requisitos.

Um assistente de condução ecológica disponível em todas as opções de motorização aconselha o condutor sobre as melhores formas de poupar combustível e, assim, poder reduzir as emissões de CO2.

  • E-Tech Full Hybrid 145: mais diversão com menos combustível

A Renault começou a aplicar a tecnologia E-Tech Full Hybrid nos seus automóveis - incluindo o Clio - em 2020. E essa tecnologia está, naturalmente, disponível no Novo Clio, numa versão E-Tech Full Hybrid de 145 cv.

Esta tecnologia E-Tech Full Hybrid inclui de mais de 150 patentes e tira partido da experiência que a Renault acumulou nas pistas de Fórmula 1 - especialmente na recuperação e na regeneração de energia. Torna o Novo Clio ainda mais dinâmico e, ao mesmo tempo, eficiente. A sua arquitetura série-paralela combina dois motores elétricos (um motor de 36 kW e um motor de arranque/gerador de alta tensão de 18 kW) com um motor de combustão de 4 cilindros, 1,6 litros e 69 kW (94 cv) de potência, uma caixa inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh de capacidade.

A transmissão do motor de combustão interna (CI) tem quatro relações de transmissão e o motor elétrico principal tem duas. A transmissão E-Tech Full Hybrid pode combinar a entrada para o motor CI e o motor elétrico de até 14 formas diferentes para otimizar a eficiência energética.

O automóvel é invariavelmente alimentado pelo motor elétrico quando arranca e pode utilizar o mesmo até 80% do tempo em cidade - reduzindo os consumos até 40% quando comparado com um motor a gasolina convencional. A capacidade da bateria do novo Clio em zonas urbanas é a mais elevada no segmento dos automóveis híbridos utilitários. Graças ao eficiente grupo propulsor, as emissões de CO2 são limitadas, começando nas 93 g/km, o que é notável nesta categoria. E a isto ainda podemos somar o silêncio de que se desfruta num automóvel elétrico e o facto de não ter de parar para recarregar a bateria.

  • TCe 100 GPL: um automóvel versátil com baixos custos de utilização

O motor turbo TCe 100 GPL de três cilindros também está disponível no Novo Clio. Este sistema de duplo combustível melhora o desempenho, ao mesmo tempo, que reduz os consumos e as emissões de CO2 (menos 8% de CO2 do que um motor comparável só a gasolina). E tem um bom desempenho: atinge o seu binário máximo, 170 Nm, às 2.000 rpm, o que o torna ainda mais versátil. Com os dois tanques cheios, o Novo Clio tem uma autonomia total de mais de 1.000 km. Este sistema foi experimentado e testado, é simples de utilizar, acessível e poupa dinheiro na utilização. Os sistemas de GPL são integrados no automóvel na própria fábrica.

  • TCe 90: uma motorização muito equilibrada

Este motor a gasolina de 3 cilindros turbo, com 90 cv de potência, 160 Nm de binário e uma caixa manual de 6 velocidades, é suave de utilizar e os seus consumos estão entre os melhores da sua classe.

  • Blue dCi 100: excelentes prestações e baixos consumos

Este motor de 100 cv de potência e 260 Nm de binário é perfeito para um uso intensivo e para as frotas das empresas. É frugal e eficiente, e vem com uma caixa manual de 6 velocidades que baixa as rotações do motor a 110 km/h e a velocidades mais elevadas. O novo Clio Blue dCi é especialmente eficiente em autoestradas e estradas rápidas. Com o seu sistema de redução catalítica seletiva incorporado, que é considerado o processo de pós-combustão mais eficaz para reduzir o óxido de azoto (NOx), também cumpre as mais recentes e exigentes normas de emissões.

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial