NOVO CLIO RALLY3 TEVE PRIMEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA
17/01/2023
Foi oficialmente revelado o novo Clio Rally3, o primeiro Renault Clio de quatro rodas motrizes, desenvolvido em conjunto pelas equipas de Viry-Châtillon, da Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé e da BWT Alpine F1 Team em Enstone.
A mais recente máquina para os ralis internacionais foi apresentada, no Circuito Pas de la Casa, em Andorra, antecedendo a estreia em competição, agendada para a Primavera.
Após completar um programa de desenvolvimento com quase 5.000 quilómetros de testes, o Clio Rally3 continua o processo de homologação junto da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Desde a reformulação da Pirâmide de Ralis da FIA, em 2019, a Renault afirmou-se como a referência dos automóveis de tração dianteira, através do sucesso do Clio Rally5 e do Clio Rally4, lançados, respetivamente, em 2020 e 2021. Agora, as versões de competição da quinta geração do Renault Clio prosseguem com o Clio Rally3.
O desafio do Clio de quatro rodas motrizes
A gama de ralis expande-se com o Clio Rally3, o primeiro Clio de quatro rodas motrizes produzido pela Renault. Acompanhando a progressão linear idealizada pela FIA, a nova versão é baseada na inteligente regulamentação que permite a um construtor derivar o mesmo modelo para as categorias Rally5, Rally4 e Rally3. De facto, um Rally3 é baseado num Rally4, ao qual é adicionada uma transmissão traseira para gerar quatro rodas motrizes. As equipas técnicas da Alpine Racing puderam, por isso, retirar vantagens da comprovada estrutura e dos componentes do Clio Rally4 para desenvolverem o Clio Rally3.
Uma obra-prima de artesãos
Enquanto o Clio Rally5 pretende ser acessível a todos os pilotos e o Clio Rally4 é totalmente focado no desempenho dos automóveis de tração dianteira, o Clio Rally3 é o trampolim perfeito para o mundo das quatro rodas motrizes. Embora os três partilhem muitas semelhanças, incluindo carroçarias baseadas no Clio R.S. Line, o novo Clio Rally3 beneficiou da experiência das equipas técnicas de Viry-Châtillon e Dieppe para explorar as liberdades oferecidas pelo regulamento FIA para carros de tração integral. As equipas têm trabalhado a fundo em diversas áreas, pautadas pela busca da eficiência.
O Clio Rally3 é equipado com o motor 1.3 TCe turbo de quatro cilindros e 16 válvulas, de injeção direta, com a potência e o binário aumentados para 260 cv e 415 Nm, após 299 estudos de mapas do motor. O bloco é acoplado a uma caixa SADEV de cinco velocidades, com diferencial autoblocante. Foi dada especial atenção à busca de performance e fiabilidade, graças à experiência das equipas de Viry-Châtillon. O ‘know how’ da Castrol - parceira nos programas de competição para clientes da Renault e da BWT Alpine F1 Team - ajudou a otimizar a lubrificação do motor e da transmissão, um aspeto de particular importância num carro de quatro rodas motrizes.
Montado pela Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé, o Clio Rally3 é equipado com pneus Michelin, outro parceiro de longa data das atividades de competição para clientes da Renault e garantia de desempenho comprovado.
A aerodinâmica beneficiou de inúmeras sinergias dentro do Grupo Renault. Graças ao relacionamento privilegiado com a estrutura de Enstone, a equipa de Viry-Châtillon conseguiu aproveitar a experiência e os recursos de cálculo da BWT Alpine F1 Team para projetar a asa traseira do Clio Rally3, que é simples na aparência, mas altamente eficaz. Outros componentes mecânicos foram projetados especificamente para combinar desempenho e fiabilidade em todas as superfícies. O Clio Rally3 usa amortecedores ajustáveis, BOS Suspension, de última geração. Outra novidade é a instalação de um túnel na secção traseira, já que a proteção do eixo traseiro também foi inteligentemente pensada. Uma centralina Life Racing controla a gestão eletrónica, integrando os sistemas de aquisição de dados do motor e do chassis.
A segurança continua a ser uma preocupação fundamental, com o uso dos mais modernos dispositivos-padrão. Além dos travões PFC, a dupla de pilotos conta com bacquets Sabelt que integram a nova homologação da FIA (válida por dez anos) e com cintos de segurança de seis pontos. Por último, para maior conforto, o Clio Rally3 possui pedais e coluna de direção ajustáveis, para adaptar a posição de condução a todas as estaturas.
Programa de desenvolvimento intenso e com um veredicto unânime
O desenvolvimento do Clio Rally3 começou a 24 de maio de 2022 e foi concluído seis meses depois, em Espanha, após 22 dias de testes e mais de 4.500 quilómetros em asfalto e terra. Estiveram envolvidos oito pilotos e 11 co-pilotos, representando uma ampla gama de experiências.
A nova máquina rapidamente atingiu todos os objetivos definidos, incluindo indicadores de fiabilidade e desempenho em troços de perfil representativo e com diferentes tipos de condições, para preparar o Clio Rally3 da melhor maneira possível para o futuro nos ralis internacionais. Todos os pilotos de teste validaram as soluções escolhidas, enquanto destacavam as qualidades do binómio chassis-motor, o alto nível de segurança e a notável eficiência do carro.
A versatilidade, o desempenho e a fiabilidade do Clio Rally3 também foram unanimemente elogiados pelos pilotos, tanto novos como experientes em carros de tração integral, que se revezaram durante uma sessão de testes no final de novembro.
Homologação FIA Rally3 à vista
O processo de homologação do Clio Rally3 está em curso junto da Federação Internacional do Automóvel. A homologação deve ser concluída no próximo mês de abril e, nessa altura, o Clio Rally3 será elegível para ralis, que vão desde eventos regionais, até provas do Campeonato do Mundo de Ralis FIA, fornecendo um meio de acesso à competição com máquinas de quatro rodas motrizes.
No trilho do sucesso
A Renault desafiou o cronómetro desde os seus primórdios nos ralis e conquistou o coração dos entusiastas com os seus sucessos. Ao mesmo tempo, inspirou muitos pilotos amadores a divertirem-se ao volante de automóveis versáteis, de alto desempenho, fiáveis, ágeis e económicos.
É nessa linha e mantendo essa tradição que o Clio Rally3 entrará em cena nos ralis mundiais. Os pedidos de encomenda podem ser feitos diretamente através da Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé. As versões de asfalto e terra do Clio Rally3 têm um valor de €122.000 (mais IVA), com matrícula francesa, com o carro montado e pintado. As primeiras entregas e a estreia em competição acontecerão logo após a homologação.
CLIO RALLY3 – DADOS TÉCNICOS*
CHASSIS
Base: Clio R.S. Line com roll-bar
Carroçaria: Monocoque de aço soldada a arco de segurança
Segurança: Roll-bar de múltiplos pontos
Aerodinâmica: Asa traseira
MOTOR
Tipo: Renault HR13 4 cilindros, 16 válvulas
Disposição: Frontal
Cilindrada: 1,330 cm3
Potência máxima: 260 cv
Binário: 415 Nm
Máximo RPM: 7,400
Turbocompressor: Restritor de 31 mm
Alimentação: Injeção direta
Refrigeração: Derivada de série
Gestão eletrónica: Life Racing
Gasolina: SP98 normal
Lubrificantes: Castrol
TRANSMISSÃO
Tipo: Tração integral, quatro rodas motrizes
Caixa de velocidades: Sadev ST4-82, sequencial, 5 relações + marcha-atrás
Seletor: Seletor com função elétrica MAR
Túnel: Sadev SP02
Diferencial frontal/traseiro: ZF autoblocante
Embraiagem: Sachs de duplo disco
SUSPENSÃO E TRAVÕES
Eixo frontal/traseiro: Pseudo McPherson
Amortecedores: Bos Suspension de três vias ajustáveis e batente hidráulico
Travões da frente - asfalto Ø 330 x 28 mm, pinças de quatro pistões PFC Brakes
Travões da frente – terra Ø 294 x 28 mm, pinças de quatro pistões PFC Brakes
Travões de trás - asfalto / terra Ø 294 x 28 mm, pinças de quatro pistões PFC Brakes
Travão de mão: Hidráulico
Direção: Com assistência elétrica
RODAS
Rodas: Alumínio, 6x15’’ (terra) e 7x17’’ (asfalto)
Pneus: Michelin
DIMENSÕES
Comprimento/largura/altura: 4,050 / 1,988 / 1,400 mm
Distância entre eixos: 2,585 mm
Largura de vias frente / atrás:1,520 / 1,520 mm
Tanque de combustível: 62 litros, homologação FIA FT3
Peso: 1,210 kg (mínimo FIA)
* sujeito a homologação