Grupo Renault e Verkor: uma parceria comercial a longo prazo para baterias de alto desempenho e de baixo teor de carbono
14/04/2023
- O Grupo Renault e a Verkor entraram numa parceria de longo prazo para fornecer 12 GWh, por ano, de baterias para automóveis eléctricos
- Estas baterias de alto desempenho e de baixo teor de carbono serão produzidas na futura Verkor Gigafactory, em Dunquerque, França
- As baterias Verkor serão utilizadas nos automóveis dos segmentos superiores das marcas do Grupo Renault, a começar já em 2025, com o futuro Alpine C-Crossover GT 100% eléctrico, que será fabricado em Dieppe, França.
O Grupo Renault e a Verkor, pioneira europeia em baterias de baixo teor de carbono, entraram numa parceria comercial de longo prazo para o fornecimento de baterias para automóveis eléctricos.
A Verkor fornecerá ao Grupo Renault o equivalente a 12 GWh de baterias por ano. Estas baterias serão utilizadas nos segmentos superiores das marcas do Grupo Renault, começando já com o futuro C-Crossover GT 100% eléctrico da Alpine, fabricado em Dieppe, França, a partir de 2025.
Estas baterias de alto desempenho e de baixo teor de carbono serão produzidas em França, na futura fábrica Verkor Gigafactory, em Dunquerque.
Este anúncio marca um importante passo no desenvolvimento da Verkor e consolida a parceria estratégica iniciada com a aquisição, pelo Grupo Renault, de uma participação na Verkor, em Junho de 2021. Desde então, o Grupo Renault e a Verkor aprovaram a validade técnica do produto, a sua competitividade económica e o seu processo de industrialização, desde o Centro de Inovação Verkor, em Grenoble (VIC), até à construção da Gigafábrica de Dunquerque, que estará operacional em 2025.
Benoit Lemaignan, Co-fundador e Presidente do Concelho de Administração da Verkor, afirma: "A confiança que o Grupo Renault tem depositado em nós, desde o início, concretiza-se agora nesta parceria comercial a longo prazo. Isto é mais uma prova da atractividade e credibilidade do nosso projecto, uma vez que angariámos os fundos necessários para construir a nossa Gigafactory, em Dunquerque. O fabrico de baterias na Europa e o controlo da cadeia de valor são fundamentais para a transição energética".
François Provost, Responsável de Aquisições, Parcerias e Relações Públicas do Grupo Renault,: "O Grupo Renault reafirma a sua confiança na Verkor e na sua tecnologia inovadora, de alto desempenho e de baixo teor de carbono. Esta parceria comercial permite-nos assegurar um fornecimento, a longo prazo, de baterias eléctricas e assegurar uma rastreabilidade reforçada dos elementos que as compõem. Está de acordo com a ambição do Grupo e da sua futura entidade Ampere, dedicada aos automóveis eléctricos e ao software, de controlar toda a cadeia de valor eléctrica. O Grupo Renault continua, assim, a desenvolver, em França, no coração da Europa, um ecossistema eléctrico robusto com centros tecnológicos, fábricas de automóveis, motores e baterias".
Sobre a Verkor
Fundada em Julho de 2020, a Verkor é uma empresa industrial francesa sediada em Grenoble. Apoiada pela EIT InnoEnergy, pelo IDEC Group, pela Schneider Electric, a Capgemini, o Grupo Renault, a EQT Ventures, a Arkema, a Tokai COBEX, a FMET gerida pela Demeter, a Sibanye-Stillwater, a Plastic Omnium e o Bpifrance. A empresa está a acelerar a produção de baterias de baixo teor de carbono, em França e na Europa, para satisfazer a crescente procura de automóveis eléctricos, da mobilidade eléctrica em geral e do armazenamento estacionário na Europa.
A Verkor está a desenvolver um modelo de negócio atractivo em termos de agilidade, sustentabilidade e tomadas de decisão, atraindo assim os melhores talentos. Uma equipa forte e ágil continua a crescer para responder a novos desafios. O projecto liderado pela Verkor está a unificar, reunindo os melhores parceiros para localizar toda a cadeia de valor na Europa, assegurando uma utilização óptima de competências e recursos. Graças a estes pontos fortes, a Verkor abrirá a sua linha piloto, totalmente digital 4.0, em 2023. Um modelo de excelência, competitividade e utilização de recursos, esta inovação será integrada na Gigafactory prevista para 2025.