Ao volante do Novo Clio: o novo padrão da classe
11/12/2025
A cada nova geração, o Clio veio redefinir constantemente os padrões do seu segmento, a fim de melhor satisfazer as necessidades, em constante mudança, dos clientes. O novo Renault Clio, disponível para encomenda a partir de outubro, segue ativamente a mesma abordagem.
A arte da reinvenção
Um best-seller da marca nas suas primeiras cinco gerações, a primeira das quais remonta a 1990, o Clio tem a marca do sucesso inscrita no seu ADN.
No entanto, cada geração do Clio provocou a sua própria revolução, mantendo-se sempre na vanguarda do segmento. O Clio I foi o primeiro automóvel urbano a cumprir os padrões dos segmentos superiores do mercado. O seu slogan francês icónico descrevia-o como tendo «tout d'une grande» (todas as qualidades de um automóvel maior). Este slogan intemporal também se aplicou às gerações seguintes do Clio, apesar de cada uma ter a sua própria personalidade.
O Clio II era mais um «casulo», tanto em termos de design como de conforto. O Clio III elevou a qualidade percebida a um nível nunca visto no segmento B, continuando a desenvolver funcionalidades de ponta, como o Carminat Tom. O Clio IV marcou uma revolução no design com as suas linhas quentes e sensuais, uma abordagem levada um passo ainda mais além pelo Clio V, cujo design inovador apresentava um habitáculo construído em torno de um grande ecrã central, coincidindo com o surgimento dos serviços multimédia. Hoje, o Clio VI está a dar início, uma vez mais, a uma nova revolução, tanto no interior como no exterior.
O sucesso do Clio nos últimos 35 anos também pode ser atribuído aos seus motores de ponta, que refletem as necessidades de cada época. O 1.5 dCi introduzido no Clio II ainda é considerado o padrão para os motores Diesel atualmente. Ao mesmo tempo, o motor híbrido E-Tech foi um grande sucesso no modelo da quinta geração, representando 30% das vendas na Europa.
No total, as cinco gerações do Clio venderam quase 17 milhões de unidades em 120 países de todo o mundo, tornando-o o automóvel francês mais vendido de todos os tempos.
Uma nova geração superpoderosa
Com o seu design expressivo, proporções sofisticadas, novos motores de última geração e funcionalidades de alta tecnologia de última geração, o novo Renault Clio afirma claramente as suas ambições.
A sexta geração do Clio é um automóvel superpoderoso. Completamente reformulado com um design disruptivo, ganha novas proporções e dimensões maiores que o posicionam claramente no topo da sua classe.
O design dinâmico é acompanhado pelo desempenho de uma nova gama de motores que se encontram entre os mais eficientes do mercado. No topo da gama está o novo full hybrid E-Tech de 160 cv. Mais económico e eficiente do que o seu antecessor, reduz o consumo de combustível em até 40% em comparação com um motor a gasolina e é capaz de permanecer no modo elétrico durante até 80% do tempo em utilização urbana e extraurbana, tornando-o um complemento perfeito para a gama elétrica.
A oferta de entrada na gama cabe a um novo motor a gasolina de 115 cv, com uma versão flexível a gasolina-GPL (120 cv EDC) prevista para chegar no segundo semestre de 2026. Na vanguarda da tecnologia, estas duas versões demonstram os grandes progressos realizados numa gama de entrada, tanto em termos de desempenho como de eficiência. O motor a gasolina de 115 cv está disponível com caixa manual ou automática EDC.
No interior do automóvel encontra-se o ecrã duplo, em forma de V, do sistema multimédia OpenR Link, com Google integrado – uma novidade nesta classe – juntamente com uma série de funcionalidades de alta tecnologia de nova geração e de ajudas à condução que sinalizam uma forte subida no mercado, atingindo os limites do segmento superior. O novo Renault Clio vem equipado com até 29 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) de nova geração.