Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Ambiente e Normas da Renault

16/02/2022

Onde Encontrar Informações Que Dizem Respeito Ao Ambiente?

A Renault tem um compromisso real com o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Desde há perto de 20 anos, que o nosso desafio no dia a dia tem sido reduzir os impactos ecológicos dos nossos veículos em cada etapa do seu ciclo de vida e esta abordagem está presente logo a partir da etapa de conceção. Para tal iniciamos o  Driving ECO2, que  visa reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, otimizando a utilização do veículo sem prejudicar o ambiente. Em resposta à procura de motorizações a Diesel do mercado, adaptaremos os nossos motores a Diesel à tecnologia de redução catalítica seletiva, para reduzir as emissões de poluentes em situação real. Todas as novas motorizações a gasolina serão equipadas com filtros de partículas, proporcionando não só um desempenho mais elevado, mas também uma redução da emissão de poluentes e do consumo de combustível e até 2022, iremos propor 8 novos modelos 100 % elétricos e 12 novos modelos eletrificados (HEV, P-HEV).

 

Que Tipos De Veículo “Limpos” Fabrica A Renault?

A Renault é um dos grupos automóveis com menores emissões de CO2/km. Para manter a nossa posição de líder, temos como objetivo atingir menos 95 g e, para isso, propomos veículos mais «limpos». Nesta perspetiva, a Renault adotou uma estratégia mecânica global nestes veículos, melhorando as motorizações térmicas – ECO2, introduzindo novas e eficientes motorizações híbridas e híbridas plug-in e com um plano de expansão da sua gama de veículos elétricos, atualmente a única solução tecnológica zero emissões na utilização, o Driving ECO2 visa reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Também, os novos motores a gasolina, para reduzir as emissões de partículas, de injeção direta incluem, a partir de agora, um filtro de partículas (FAP) ao nível da linha de escape.

 

Qual A Política De Reciclagem Da Renault?

O desafio que impomos a nós mesmos, hoje e já há perto de 20 anos, é reduzir, em cada fase da vida dos nossos veículos, o seu impacto no ambiente. No fim de vida dos veículos, a Renault garante uma reciclagem ou uma valorização de 95% da massa, para que os materiais e as peças possam ser reutilizados na cadeia de produção automóvel. O prazer de condução não cessa quando tiramos as mãos do volante.

A Renault desenvolveu parcerias com empresas especializadas de forma a garantir uma reciclagem segura das respetivas baterias elétricas.

 

Quais São Os Meios Disponibilizados Pela Renault Para Economizar Energia, Proteger O Ambiente?

A Renault desenvolve e acelera a pesquisa sobre as energias de substituição. Esta parte da Investigação, frequentemente levada a cabo em parceria no âmbito de programas europeus, visa obter a "transparência" total do veículo no seu ambiente, com o objetivo «zero emissões». Além da utilização de combustíveis alternativos (GPL, GNC), a Renault explora a via do veículo totalmente elétrico e do veículo híbrido, mas também a da pilha de combustível que dá ao motor elétrico a autonomia que ainda lhe falta. Ao longo de 2020, a Renault desenvolveu ações concretas na área da sustentabilidade, que incluem, entre outras medidas, a oferta de 200 euros em portagens Via Verde para clientes particulares e incentivos ao abate de viaturas para novos clientes de elétricos ou de híbridos, esta estratégia chama-se, que auxilia e dá dicas facilmente aplicáveis que podem resultar numa economia de até 20% no combustível.

 

O Que é a Norma WLTP?

Desde o dia 1 de setembro de 2017, entrou em vigor o WLTP, que veio substituir gradualmente o protocolo NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu). O atual protocolo de homologação, designado por NEDC será progressivamente substituído pelo procedimento de testes WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) que, em português, significa: Procedimento de ensaio harmonizado a nível mundial para veículos particulares e comerciais ligeiros. Este novo protocolo integra testes efetuados em condições reais na estrada, que vêm completar os testes laboratoriais, realizados em bancos de ensaio. Este novo protocolo permite aos consumidores aceder a dados de consumo de combustível e de emissões de poluentes muito mais aproximados dos valores obtidos durante a utilização diária do seu veículo. 

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