Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

A Renault propõe novas motorizações para os modelos topos de gama

29/11/2018

No primeiro trimestre de 2019, o Grupo Renault lança, em Portugal, uma nova geração de motores diesel e a gasolina nos modelos Talisman – Berlina e Sport Tourer – e no Espace. Mais eficientes e com um conforto de condução acrescido, estas novas motorizações integram tecnologias de redução das emissões poluentes, que lhes permitem cumprir as mais recentes normas europeias antipoluição:

  • O novo motor a gasolina TCe 225 EDC FAP incorpora a tecnologia de despoluição FAP (filtro de partículas).
  • O novo motor diesel Blue dCi 200 EDC está equipado com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction).

Novo motor a gasolina TCe 225 EDC FAP

O novo motor a gasolina TCe 225 EDF FAP é um quatro cilindros, turbocomprimido, de injeção direta, desenvolvido pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, assumindo-se como o novo ex-líbris da estratégia do Grupo Renault para os motores a gasolina.

Este motor de 1.8L está disponível em várias configurações, com potências entre os 225 e os 300 cavalos, equipando os modelos topo de gama da Renault, bem como os modelos desportivos: Espace, Talisman, Alpine A110, Mégane R.S. e Mégane R.S. Trophy.

Na versão TCe 225 EDC FAP, este novo motor está disponível nos modelos Espace e Talisman e integra um conjunto de tecnologias, como o turbocompressor de dupla entrada ou ainda a distribuição variável de três posições, que permitem otimizar a eficiência e obter desempenhos equivalentes aos de um motor de 2 litros.

Um motor da nova geração que promete emoções fortes e sensações exclusivas (devido até ao elevado binário de 300 Nm), mas com emissões de CO2 controladas e consumos mais reduzidos. As sensações ao volante são reforçadas pela caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC, que oferece uma extraordinária reatividade.

Para respeitar as novas normas sobre emissões poluentes, este motor está dotado de um filtro de partículas, homologado de acordo com o novo protocolo WLTP.

Novo diesel Blue dCi 200 EDC

Uma motorização que está dotada da tecnologia de despoluição SCR (Redução Catalítica Seletiva) com AdBlue®, integrada na face do escape do motor. Para além disso, oferece mais potência que os motores até agora disponíveis (+ 40 cavalos), mais binário (+ 20 Nm) e melhores consumos.

Mais potência com Blue dCi 200 EDC

Com 1.997cc de cilindrada e uma potência de 200 cavalos, o novo Blue dCi 200 é um motor de elevado desempenho. O binário de 400 Nm promete rápidas acelerações. Associado à caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC, este bloco oferece agilidade e reatividade em todos os regimes

Esta nova motorização é um condensado de tecnologias que permitem um ganho significativo em termos de potência (+40 cavalos), e de binário (+20 Nm), mantendo controlados os consumos e as emissões de CO2.

Tecnologias que aumentam o desempenho

O Water CAC (Compressed Air Cooler – refrigerador de ar comprimido) permite uma melhor regulação da temperatura dos gases de admissão, graças à refrigeração a água que melhora o desempenho e contribui para controlar os consumos e as emissões de CO2. Este dispositivo está integrado no repartidor de admissão do motor.

O atuador elétrico do «Variable Nozzle turbine» (turbo de geometria variável) permite desempenhos ainda melhores, independentemente dos regimes.

Os injetores passam a ter 8 orifícios e a pressão de injeção do combustível atinge os 2500 bars (+700 bars) com o objetivo de reduzir as emissões e oferecer um melhor desempenho.

Outra inovação: o revestimento específico DLC «Diamond Like Carbon» (carbono tipo diamante) nos balanceiros, para reduzir o atrito com as válvulas, e nas cavilhas dos pistões, o que contribui para controlar tanto os consumos como as emissões poluentes.

A tecnologia de despoluição SCR permite reduzir as emissões de NOx. Com um funcionamento baseado numa solução de ureia (AdBlue®), esta tecnologia permite tratar as emissões de óxidos de azoto (NOx), transformando o azoto em água. O reservatório de AdBlue® é de fácil acesso e, quando cheio, permite percorrer cerca de 7.000 km. O automóvel informa regularmente o condutor sobre a necessidade de reabastecimento de reabastecimento de AdBlue®.

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